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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Oficina para Educadores 1



OFICINA: Movimentando o Aprender – Jogo e Lúdico: como ferramenta pedagógica em sala de aula.

PROF.ª : SILVIA CARLA NUNES

EMENTE:
A oficina propõe o estudo do lúdico como ferramenta pedagógica proporcionando aos educadores um maior conhecimento nessa área, aperfeiçoando-os em suas dinâmicas. Demonstra de maneira inovadora a importância das atividades lúdicas na prática educativa.

OBJETIVO:
Conceituar o lúdico. Abordar sua importância na aprendizagem. Enfatizar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil. Discutir a aplicação do lúdico nas instituições de ensino. Dicas de atividades.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
►Conceituação do lúdico e sua importância em sala de aula.
►A influência do lúdico no desenvolvimento infantil
►O lúdico na Instituição educacional.
►Como trabalhar com lúdico em sala de aula.
►Dicas de atividades, apresentação de jogos e brincadeiras.

AVALIAÇÃO:
Participação do aluno.

TEMPO DE DURAÇÃO:
2horas.

PARTICIPANTES:
20 pessoas


BIBLIOGRAFIA:

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995.
BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Ática, 1988.
BLEGER, José. “Grupos operativos no ensino”: em temas de psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1980.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez 2007.

MARANHÃO, Diva. Ensinar Brincando: A aprendizagem pode ser uma grande brincadeira. Rio de Janeiro: WAK 2007.
MACEDO, Lino. et al  Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005.
MACHADO, José Ricardo Martins; NUNES, Marcus Vinícius da Silva. 100 Jogos Psicomotores: Uma prática relacional na escola. Rio de Janeiro 2011.

MEYER, Ivanise Corrêa Rezende. Brincar e Viver: Projetos em Educação Infantil. Rio de Janeiro: WAK 2008.

PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. 24ª ed. São Paulo: Forense Universitária, 2004.

_______A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar,1971.

RAMOS, Aidyl M. Queiroz Pérez; OLIVEIRA, Vera Barros (org.). Brincar é Saúde: O lúdico como estratégia preventiva. Rrio de Janeiro: WAK 2010.

SANTOS, Santa Marli Pires (org.). O Lúdico na Formação do Educador. Rio de Janeiro: Vozes 2004.
WINNICOTT, D. W.  O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
WEISS, Maria Lúcia Lemme. Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. 3ª ed. Rio de Janeiro: DPSA
VYGOTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. SP, Martins Fontes, 1999.

_______Psicologia Pedagógica.” Porto Alegre, ARTMED, 2003.

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