Apresentação: A criança e o desenho infantil
A importância do desenho na educação infantil
Autor(a): Elsa Santana dos Santos Lopes
Pedagoga, Pós-graduada em Coordenação Pedagógica na Escola Básica, Mestre em Educação pela UMESP, professora de educação infantil na Rede Municipal de Santo André, Docente nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Psicopedagogia na UMESP, durante cinco anos foi Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil na Rede Municipal de Santo André.
Capítulos deste curso:
1. A CRIANÇA E O DESENHO INFANTIL...
2. “A criança precisa marcar de forma rica e criativa o seu espaço, dando vida para as formas que ela deixa no papel”. “... O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho marca caráter próprio (Moreira, 1984, p. 26).
3. Ao desenhar, a criança conta sua história, seus pensamentos, suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas. Através do desenho, conta o que de melhor lhe aconteceu, demonstrando, relembrando e dominando a situação.
4. O desenho é uma expressão de mundo e nunca uma simples imitação ou cópia fiel porque a criança desenha conforme o modelo interior, ou seja, a representação mental que possui do objeto a ser desenhado. O desenho vai evoluindo e se modificando com o desenvolvimento da criança.
5. O desenho infantil – Viktor Lowenfeld
6. Garatuja...
7. Pré-esquemática
8. Esquemática...
9. A Importância do Educador
10. Reflexão...
11. É importante...
12. Referências
13. Para saber mais...
Saiba mais
1. “a criança precisa marcar de forma rica e criativa o seu espaço, dando vida para as formas que ela deixa no papel”. “... o desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho marca caráter próprio (moreira, 1984, p. 26).
2. ao desenhar, a criança conta sua história, seus pensamentos, suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas. através do desenho, conta o que de melhor lhe aconteceu, demonstrando, relembrando e dominando a situação.
3. o desenho é uma expressão de mundo e nunca uma simples imitação ou cópia fiel porque a criança desenha conforme o modelo interior, ou seja, a representação mental que possui do objeto a ser desenhado. o desenho vai evoluindo e se modificando com o desenvolvimento da criança.
4. o desenho infantil – viktor lowenfeld quanto mais auto confiante a criança, mas ela se arrisca a criar e a se desenvolver com o que faz. por isso é importante ela sentir-se livre para poder expressar-se em seus desenhos. lowenfel estabelece três fases para o desenho infantil: garatuja; pré-esquemática; esquemática.
5. garatuja...
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