Bem vindos!!!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Curso Gratuito



Apresentação: A criança e o desenho infantil

A importância do desenho na educação infantil

Autor(a): Elsa Santana dos Santos Lopes

Pedagoga, Pós-graduada em Coordenação Pedagógica na Escola Básica, Mestre em Educação pela UMESP, professora de educação infantil na Rede Municipal de Santo André, Docente nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil e Psicopedagogia na UMESP, durante cinco anos foi Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil na Rede Municipal de Santo André.
Capítulos deste curso:

1.     A CRIANÇA E O DESENHO INFANTIL...

2.     “A criança precisa marcar de forma rica e criativa o seu espaço, dando vida para as formas que ela deixa no papel”. “... O desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho marca caráter próprio (Moreira, 1984, p. 26).

3.     Ao desenhar, a criança conta sua história, seus pensamentos, suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas. Através do desenho, conta o que de melhor lhe aconteceu, demonstrando, relembrando e dominando a situação.

4.     O desenho é uma expressão de mundo e nunca uma simples imitação ou cópia fiel porque a criança desenha conforme o modelo interior, ou seja, a representação mental que possui do objeto a ser desenhado. O desenho vai evoluindo e se modificando com o desenvolvimento da criança.

5.     O desenho infantil – Viktor Lowenfeld

6.     Garatuja...

7.     Pré-esquemática

8.     Esquemática...

9.     A Importância do Educador

10.   Reflexão...

11.   É importante...

12.   Referências

13.   Para saber mais...

Saiba mais

1.     “a criança precisa marcar de forma rica e criativa o seu espaço, dando vida para as formas que ela deixa no papel”. “... o desenho como possibilidade de brincar, o desenho como possibilidade de falar, marca o desenvolvimento da infância, porém em cada estágio, o desenho marca caráter próprio (moreira, 1984, p. 26).

2.     ao desenhar, a criança conta sua história, seus pensamentos, suas fantasias, seus medos, suas alegrias, suas tristezas. através do desenho, conta o que de melhor lhe aconteceu, demonstrando, relembrando e dominando a situação.

3.     o desenho é uma expressão de mundo e nunca uma simples imitação ou cópia fiel porque a criança desenha conforme o modelo interior, ou seja, a representação mental que possui do objeto a ser desenhado. o desenho vai evoluindo e se modificando com o desenvolvimento da criança.

4.     o desenho infantil – viktor lowenfeld quanto mais auto confiante a criança, mas ela se arrisca a criar e a se desenvolver com o que faz. por isso é importante ela sentir-se livre para poder expressar-se em seus desenhos. lowenfel estabelece três fases para o desenho infantil: garatuja; pré-esquemática; esquemática.

5.     garatuja...

www.buzzero.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.