sexta-feira, 4 de abril de 2014
AUTISMO
Historia do autismo
O termo autismo tem origem grega: "autos" significa "de si mesmo". Atualmente, se aceita que o autismo é uma alteração cerebral correspondente a uma desordem que compromete o desenvolvimento psiconeurológico, normalmente surge nos primeiros 3 anos de vida da criança e caracteriza-se por causar um grave prejuízo invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: interação social, comunicação e uso da imaginação, aparecendo muito precocemente. Por não ter uma causa específica, é chamado de Síndrome (conjunto de sintomas) e, como qualquer síndrome o grau de comprometimento pode variar do mais severo ao mais brando.
O autismo não pode ser detectado no nascimento e nem através de exames durante a gestação, não é uma doença contraída ou transmitida pelos pais, mas é uma síndrome manifestada desde tenra idade.
SAIBA MAIS...
Desviar o olhar: um dos sinais mais precoces de autismo visto pela ciência; estudo revela que induzir o parto pode aumentar risco de autismo; descoberta de sinais do autismo em bebês pode ajudar em desafio da medicina; estudo de Harvard relaciona a poluição ao maior risco de o bebê nascer com autismo;substância usada para controle da ansiedade reduz alguns sintomas do autismo; videogames aparecem como um novo método para trabalhar com crianças autistas; pesquisadores investigam técnica que pode reverter autismo ainda na gestação.
As principais características que distinguem o autismo são:
- Área das interações sociais:
- Comportamento acentuado no uso de múltiplos comportamentos não-verbais, tais como contato visual direto, expressão facial, posturas corporais e gestos para regular a interação social;
- Fracasso em desenvolver relacionamentos com seus pares apropriados ao nível de desenvolvimento;
- Ausência de tentativas espontâneas de compartilhar prazer, interesses ou realizações com outras pessoas (p.ex., não mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse);
- Ausência de reciprocidade social ou emocional.
- Área da linguagem, comunicação e imaginação:
- Atraso ou ausência total de desenvolvimento da linguagem falada (não acompanhado por uma tentativa de compensar por meio de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímica);
- Em indivíduos com fala adequada, acentuado comprometimento da capacidade de iniciar ou manter uma conversa;
- Uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou linguagem idiossincrática;
- Ausência de jogos ou brincadeiras de imitação social variado e espontâneo próprios do nível de desenvolvimento.
- Área da flexibilidade comportamental: padrões limitados, repetitivos e estereotipados de comportamento, interesse e atividades:
- Preocupação insistente com um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse, anormais em intensidade ou foco;
- Adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não funcionais;
- Maneirismos motores estereotipados e repetitivos (p.ex., agitar ou torcer mãos ou dedos, ou movimentos complexos de todo o corpo);
- Preocupação persistente com partes de objetos.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-intervencao-psicopedagogica-em-casos-de-autismo
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