quinta-feira, 7 de maio de 2015
Interdisciplinaridade: o que é isso?
A interdisciplinaridade surgiu na França e na Itália em meados da década 60, teria sido uma resposta a tal reivindicação, na medida em que os grandes problemas da época não poderiam ser resolvidos por uma única disciplina ou área do saber.
No final da década de 60, a interdisciplinaridade chegou ao Brasil e logo exerceu influência na elaboração da Lei de Diretrizes e Bases Nº 5.692/71. Desde então, sua presença no cenário educacional brasileiro tem se intensificado e, recentemente, mais ainda, com a nova LDB Nº 9.394/96 e com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
A utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento é uma das propostas apresentadas pelos PCN`s que contribui para o aprendizado do aluno.
Além de sua forte influência na legislação e nas propostas curriculares, a interdisciplinaridade ainda é pouco conhecida.
Quando falamos em interdisciplinaridade, estamos de algum modo nos referindo a uma espécie de interação entre as disciplinas ou áreas do saber.
Todavia, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes.
É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas. Esta interação é uma maneira complementar ou suplementar que possibilita a formulação de um saber crítico-reflexivo, saber esse que deve ser valorizado cada vez no processo de ensino-aprendizado. É através dessa perspectiva que ela surge como uma forma de superar a fragmentação entre as disciplinas.
A interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude em busca do contexto do conhecimento, em busca do ser como pessoa integral. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com os limites das disciplinas.
Referências bibliográficas:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.
Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da
Educação, 2002a.
______. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências humanas e suas tecnologias. Brasília:
Ministério da Educação, 2002b.
FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 4. ed.
Campinas: Papirus, 1994.
______. Algumas considerações práticas sobre interdisciplinaridade. In: JANTSCH,
JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro:
Imago, 1976. 220 p.
SEVERINO, Antônio Joaquim. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: Fazenda, Ivani C. Arantes (org.).
Didática e interdisciplinaridade. Campinas – SP: Papirus, 1998. p. 31-44.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Interdisciplinaridade
http://www.infoescola.com/pedagogia/interdisciplinaridade/
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