A IMPORTÂNCIA DO LIVRO PARADIDÁTICO
Através do livro
paradidático trabalhamos a linguagem verbal e não verbal. Nada desenvolve mais a capacidade verbal que a
leitura de livros.
A leitura é a atividade linguística mais difícil e complexa, é um dos processos
de aquisição da lectoescrita e, como tal, compreende duas operações
fundamentais: a decodificação e a compreensão.
O livro paradidático
é um recurso indispensável dentro do espaço escolar, pois o professor pode
utilizá-lo como suporte para planejar suas aulas, elaborar atividades,
selecionar questões, ampliar seus conhecimentos, desenvolver a oralidade,
ampliar o vocabulário, despertar a imaginação e muitas outras emoções.
A leitura é importante em todos os níveis educacionais. Portanto, deve ser
iniciada no período da Educação Infantil e continuar em diferentes graus de
ensino. Ela constitui-se numa forma de interação das pessoas de qualquer área
do conhecimento.
O livro paradidático é peça fundamental para o cumprimento do currículo
escolar, pois com ele o aluno lê, enriquece as ideias e pode aprender diversos
temas em outras disciplinas.
As histórias transportam o leitor para outro tempo, outro lugar, outra cultura
é uma viagem que ajuda a sonhar, pensar e descobrir.
Essa importante ferramenta aborda histórias diferentes utilizando uma linguagem
comum, e precisa ser trabalhada com mais criatividade, pois de forma errônea
proporciona um afastamento rápido entre a criança e o livro, agravando a crise
da leitura no Brasil que já parece como um mal crônico.
Podemos ver o quanto a falta de leitura está acabando com a educação dos nossos
jovens, uma matéria no g1.globo.com mostra bem a realidade da falta de leitura
na sociedade.
529 mil alunos ficaram com nota zero na redação do Enem 2014, diz MEC
Índice representa 8,5% dos candidatos participantes.
Nota de cada um dos 6,1 milhões de estudantes saiu nesta terça.
Queda na média
Ainda segundo o MEC, a média das notas em redação
teve uma queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013 entre os alunos que estão
concluindo o ensino médio. Em matemática, a queda foi de 7,3% em relação ao
exame anterior.
Em
diversos lugares a dificuldade que as pessoas encontram hoje em se expressar
através de textos está tomando uma proporção assustadora. O desafio em ordenar
palavras e dar sentido a ideias aumentam a cada dia com as gírias, repetição de
palavras, erros ortográficos, abreviatura na escrita ou na fala, atrapalhando a
escrita de textos com lógica e coerência.
É claro o desinteresse das crianças e adolescentes por essa atividade, se antes
a televisão era a responsável por isso, hoje temos uma gama de recursos
tecnológicos à disposição, desviando ainda mais a atenção dos livros.
Os benefícios do livro paradidático na vida do educando é incalculável e para
toda vida, é basilar para a aprendizagem de todas as disciplinas do currículo
escolar.
Um
bom trabalho de leitura leva a criança a querer ler mais, a buscar saber,
pesquisar curiosidades, viajar na imaginação, desenvolver grandes criatividades
e adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem, através das instituições.
A leitura aumenta a habilidade de escutar, ajuda na concentração, desenvolve
seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, enriquece o
vocabulário, amplia o conhecimento, cria alternativas de diversão e prazer no
universo escolar, aumenta a chance de escrita com coerência, contribuindo
automaticamente para o sucesso da escolarização.
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