Bem vindos!!!

terça-feira, 8 de agosto de 2017

 Entenda o que é Microcefalia


O que é microcefalia?



A microcefalia é uma condição na qual o tamanho da cabeça é menor do que o normal, porque o cérebro não se desenvolveu apropriadamente, ou parou de crescer. Microcefalia pode estar presente ao nascimento, ou pode se desenvolver nos primeiros anos de vida.
Algumas crianças com microcefalia terão inteligência normal e tamanho de cabeça que gradualmente cresce à medida que ficam maiores. Porém, algumas crianças com microcefalia podem ter outros defeitos congênitos como pequena estatura, anormalidades faciais, convulsões, ou problemas de equilíbrio e locomoção. Adicionalmente, alguns bebês com microcefalia podem apresentar retardo mental ou atraso no desenvolvimento.

Consequências da microcefalia

As crianças com microcefalia podem ter graves consequências como:
  • Atraso mental;
  • Déficit intelectual;
  • Paralisia;

Convulsões;

  • Epilepsia;
  • Autismo;
  • Rigidez dos músculos.
Apesar de não haver tratamento específico para a microcefalia, podem ser tomadas algumas medidas para reduzir os sintomas da doença. Normalmente a criança precisa de fisioterapia por toda a vida para se desenvolver melhor, prevenindo complicações respiratórias e até mesmo úlceras que podem surgir por ficarem muito tempo acamadas ou numa cadeira de rodas.

O que pode causar microcefalia?

As causas da microcefalia podem incluir doenças genéticas ou infecciosas, exposição a substâncias tóxicas ou desnutrição. Algumas situações que podem provocar microcefalia podem ser:
  • Consumo de cigarro, álcool ou drogas como cocaína e heroína durante a gravidez;
  • Síndrome de Rett;
  • Envenenamento por mercúrio ou cobre;
  • Meningite;
  • Desnutrição;
  • HIV materno;
  • Doenças metabólicas na mãe como fenilcetonúria;
  • Exposição à radiação durante a gestação;
  • Uso de medicamentos contra epilepsia, hepatite ou câncer, nos primeiros 3 meses de gravidez.
Infecções como rubéola, citomegalovírus e toxoplasmose durante a gravidez também aumentam o risco do bebê ter microcefalia. Além destas, existe suspeita de que doenças como dengue, Zika vírus ou febre chikungunya durante a gestação também estejam ligadas à microcefalia. A microcefalia também pode ser genética e acontece em crianças que possuem outras doenças como Síndrome de West, Síndrome de Down e Síndrome de Edwards, por exemplo. Por isso, a criança com microcefalia que também possui uma outra síndrome pode ter outras características físicas, incapacidades e ainda mais complicações do que as crianças que possuem somente microcefalia.

Tratamento para microcefalia

O tratamento da microcefalia não cura a doença, porém ajuda a reduzir as consequências no desenvolvimento mental da criança.
Uma das possibilidade de tratamento é fazer uma cirurgia para separar ligeiramente os ossos do crânio, nos 2 primeiros meses de vida, para evitar a compressão do cérebro que impede seu crescimento. Quando além da microcefalia a criança possui hidrocefalia, que é a presença de líquido dentro do cérebro, também existe a possibilidade de colocar um dreno para controlar esse líquido. Entenda o que é hidrocefalia.
 A fisioterapia é indicada e pode ajudar no desenvolvimento físico e mental e por isso quanto mais estímulo dentro da fisioterapia a criança tiver, melhores serão os resultados. Assim, é recomendado fazer o maior número de sessões de fisioterapia por semana.

O mais importante de tudo é o AMOR.




http://www.boavontade.com/pt/saude/microcefalia-neurologista-da-fiocruz-explica-causas-tratamentos-e-sintomas
http://gerardocristino.com.br/novo/index.php/component/k2/item/154-entenda-o-que-%C3%A9-microcefalia
http://www.copacabanarunners.net/microcefalia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.