O LIVRO PARADIDÁTICO COMO FERREAMENTA DE APRENDIZAGEM
Através do livro paradidático trabalhamos a linguagem verbal e não verbal. Nada desenvolve mais a capacidade verbal que a leitura de livros.
A leitura é a atividade linguística mais difícil e complexa, é um dos processos de aquisição da lectoescrita e, como tal, compreende duas operações fundamentais: a decodificação e a compreensão.
O livro paradidático é um recurso indispensável dentro do espaço escolar, pois o professor pode utilizá-lo como suporte para planejar suas aulas, elaborar atividades, selecionar questões, ampliar seus conhecimentos, desenvolver a oralidade, ampliar o vocabulário, despertar a imaginação e muitas outras emoções.
A leitura é importante em todos os níveis educacionais. Portanto, deve ser iniciada no período da Educação Infantil e continuar em diferentes graus de ensino. Ela constitui-se numa forma de interação das pessoas de qualquer área do conhecimento.
O livro paradidático é peça fundamental
para o cumprimento do currículo escolar, pois com ele o aluno lê, enriquece as
ideias e pode aprender diversos temas em outras disciplinas.
As histórias transportam o leitor para
outro tempo, outro lugar, outra cultura é uma viagem que ajuda a sonhar, pensar
e descobrir.
Essa importante ferramenta aborda histórias
diferentes utilizando uma linguagem comum, e precisa ser trabalhada com mais
criatividade, pois de forma errônea proporciona um afastamento rápido entre a
criança e o livro, agravando a crise da leitura no Brasil que já parece como um
mal crônico.
Podemos ver o quanto a falta de leitura está acabando com a educação dos nossos jovens, uma matéria no g1.globo.com mostra bem a realidade da falta de leitura na sociedade.
529 mil alunos ficaram com nota zero na
redação do Enem 2014, diz MEC Índice representa 8,5% dos candidatos
participantes.
Nota de cada um dos 6,1 milhões de estudantes saiu nesta terça.
Queda na média
Ainda segundo o MEC, a
média das notas em redação teve uma queda de 9,7% em relação ao Enem de 2013
entre os alunos que estão concluindo o ensino médio. Em matemática, a queda foi
de 7,3% em relação ao exame anterior.
Em diversos lugares a dificuldade que
as pessoas encontram hoje em se expressar através de textos está tomando uma
proporção assustadora. O desafio em ordenar palavras e dar sentido a ideias
aumentam a cada dia com as gírias, repetição de palavras, erros ortográficos,
abreviatura na escrita ou na fala, atrapalhando a escrita de textos com lógica
e coerência.
É claro o desinteresse das crianças e
adolescentes por essa atividade, se antes a televisão era a responsável por
isso, hoje temos uma gama de recursos tecnológicos à disposição, desviando
ainda mais a atenção dos livros.
Os benefícios do livro paradidático
na vida do educando são incalculáveis e para toda vida, é basilar para a
aprendizagem de todas as disciplinas do currículo escolar.
Um bom trabalho de leitura leva a criança a querer ler mais, a buscar saber, pesquisar curiosidades, viajar na imaginação, desenvolver grandes criatividades e adentrar-se no mundo da arte, do desenho e da imagem, através das instituições. A leitura aumenta a habilidade de escutar, ajuda na concentração, desenvolve seu sentido crítico, aumenta a variedade de experiências, enriquece o vocabulário, amplia o conhecimento, cria alternativas de diversão e prazer no universo escolar, aumenta a chance de escrita com coerência, contribuindo automaticamente para o sucesso da escolarização.
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