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quinta-feira, 5 de novembro de 2015



          A discalculia é um problema causado por má formação neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números como: operações matemáticas; dificuldade em entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir sequências; classificar números…. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
         A matemática é uma ferramenta essencial em nossas vidas, por isso a importância de diagnosticar a discalculia nos primeiros anos de vida. Quando não reconhecido a tempo, pode dificultar o desenvolvimento da criança, resultando no medo, comportamentos inadequados, agressividade, apatia e até o desinteresse.

Existem diversos tipos de discalculia
· Discalculia léxica: dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
· Discalculia verbal: dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
·  Discalculia gráfica: dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
·  Discalculia operacional: dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos;
·  Discalculia practognóstica: dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens;
· Discalculia ideognóstica: dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.
         Para o professor diagnosticar a discalculia em seu aluno, é fundamental observar a trajetória da aprendizagem dele. Ficar atento se, com frequência, os símbolos são escritos incorretamente, se há incapacidade em operar com quantidades numéricas, se não reconhece os sinais das operações. Dificuldade na leitura dos números e em mentalizar as contas também são sinais da dislexia. É importante que o professor realize atividades específicas, sem isolá-lo do restante da turma. É regressivo ao tratamento de discalculia ressaltar as dificuldades, diferenciando o aluno dos demais colegas; mostrar-se impaciente, interromper ou tentar adivinhar o que a criança quer dizer; corrigir o aluno frequentemente diante da turma; ignorá-lo; forçá-lo a fazer as lições quando nervoso por não ter conseguido. Uma dica é propor jogos em sala e usar situações concretas nos problemas matemáticos.



https://pt.wikipedia.org/wiki/Discalculia
Ramon COSENZA, Leonor GUERRA, Neurociência e Educação; Artmed, 2011
Garcia, J. (2000). Manual de deificuldades de aprendizagem - linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artmed.

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