A discalculia é um problema causado por má formação
neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos números como: operações matemáticas; dificuldade em
entender os conceitos e a aplicação da matemática; seguir sequências;
classificar números…. Essa
dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência mental, má
escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem nenhuma ligação com
níveis de QI e inteligência.
A matemática é uma ferramenta
essencial em nossas vidas, por isso a importância de diagnosticar a discalculia nos primeiros anos de vida.
Quando não reconhecido a tempo, pode dificultar o desenvolvimento da criança,
resultando no medo, comportamentos inadequados, agressividade, apatia e até o
desinteresse.
Existem
diversos tipos de discalculia
· Discalculia léxica: dificuldade na
leitura de símbolos matemáticos;
· Discalculia verbal: dificuldades em
nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
· Discalculia gráfica: dificuldade na
escrita de símbolos matemáticos;
· Discalculia operacional: dificuldade na
execução de operações e cálculos numéricos;
· Discalculia practognóstica: dificuldade na
enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens;
· Discalculia ideognóstica: dificuldades nas
operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.
Para o professor diagnosticar a discalculia em seu
aluno, é fundamental observar a trajetória da aprendizagem dele. Ficar atento
se, com frequência, os símbolos são escritos incorretamente, se há incapacidade
em operar com quantidades numéricas, se não reconhece os sinais das operações.
Dificuldade na leitura dos números e em mentalizar as contas também são sinais
da dislexia. É importante que o professor realize atividades
específicas, sem isolá-lo do restante da turma. É regressivo ao tratamento de discalculia ressaltar as dificuldades,
diferenciando o aluno dos demais colegas; mostrar-se impaciente, interromper ou
tentar adivinhar o que a criança quer dizer; corrigir o aluno frequentemente
diante da turma; ignorá-lo; forçá-lo a fazer as lições quando nervoso por não
ter conseguido. Uma dica é propor jogos em sala e usar situações concretas nos
problemas matemáticos.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Discalculia
Ramon COSENZA, Leonor GUERRA, Neurociência e Educação; Artmed, 2011
Garcia, J. (2000). Manual de deificuldades de aprendizagem - linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artmed.
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