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quarta-feira, 28 de outubro de 2015

          


          O Lúdico precisa ser visto pelos professores como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento cognitivo e social. Devemos levar em conta o brincar como uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, sendo assim, uma peça importantíssima na sua formação. 
          Os jogos precisam ser trabalhados também na sala de aula, não deixando apenas para os momentos da educação física e o recreio.
          Volpato (2002) coloca que o jogo deve ser visto como “possibilidade de ser mediador de aprendizagens e propulsor de desenvolvimento no ensino formal” (p. 87), mas quando “[...] a atividade se torna utilitária e se subordina como meio a um fim, perde o atrativo e o caráter de jogo” (p. 87). A partir do momento que a criança é obrigada a realizar um jogo, sem nenhum interesse ou motivação, o jogo perde toda a sua característica e acaba tornando-se mais uma atividade “chata” de sala de aula.
          O lúdico precisa ser vinculado ao estudar para beneficiar a construção do sujeito, por esse motivo vou passar algumas dicas de atividades:

1-    TABULEIRO GRAMATICAL:
Objetivo: Fixar conteúdo gramatical e ortográfico, regras, trabalho em grupo, verbalização, rapidez, atenção e coordenação motora.
Material: Tabuleiro confeccionado pelo professor com uma roleta com o alfabeto e fichas pequenas coloridas.
Desenvolvimento: O Professor organiza a turma sentada em circulo, coloca o tabuleiro no centro, cada criança escolhe uma cor de fichas e joga o dado. O número mais alto inicia o jogo.
O primeiro jogador escolhe no tabuleiro sobre o que vai falar, nome de pessoa, animal entre outros. Em seguida roda a roleta para ver em que letra vai parar o ponteiro. Marca-se o tempo para que o aluno da vez diga uma palavra com a letra sorteada e sobre o tema que escolheu.
DICA: De acordo com a turma e o conteúdo que pode ser explorado o professor pode pedir para classificarem aquela palavra, quantidade de letras, escrever no quadro as palavras e estudarem para criar um estudo de palavras, sinônimos, antônimos e outras classes gramaticais.

2-    DESCOBERTA MATEMÁTICA:
Objetivo: Trabalhar com conteúdo de Milhar, centena, dezena, unidade, antecessor, sucessor, maior, menor, concentração, percepção, atenção, trabalho em equipe.
Material: Caixinhas de fósforo encapadas ou pintadas, colocando em cada caixa uma letra U(unidade), D(dezena), C(centena), U(unidade), fichinhas com número de 0 ao 9 e cartas com instruções para descobrir qual número foi escondido na caixinha.
DICA: Dependendo da turma que está trabalhando, acrescente milhão, bilhão e etc.




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