Bem vindos!!!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Estudar não é só na escola.

Para que fazer dever em casa


        Aquele exercício que o professor dá para seus alunos fazerem em casa é, sim, uma importante ferramenta de aprendizagem, capaz de dar ao educador instrumentos para medir a evolução de cada um deles ao longo do ano e também amplia os conceitos apresentados, ajuda na autonomia e responsabilidade, além de fazer um elo entre pais-professores-escola-aluno.
         É nessa hora que o aluno retorna na matéria, se prepara para o conteúdo futuro e para as avaliações, melhora o pensamento crítico e provoca a independência de estudar sem está em sala de aula.
          Uma análise realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira com base nos resultados do Sistema Nacional de Educação Básica mostra que 43,2% dos estudantes que apresentaram os piores resultados não têm rotina de estudos fora da escola.
         Hoje sabemos que a correria do dia-a-dia dos pais acaba deixando de lado o momento que os envolve com a escola de seu filho, tendo pouco tempo para observar os deveres de perto. 
        Além dos cadernos e boletins, os pais devem estar envolvidos com a vida escolar dos filhos desde o começo. Olhar o material escolar todos os dias, não deixar para ir à escola somente quando aparece um problema, perguntar sempre como foi o dia de aula, o que os filhos aprenderam e se passaram por alguma dificuldade, são algumas das questões iniciais para estabelecer o vínculo com as crianças sobre o assunto. “Não é para conversar na base da pressão, mas com amizade e afeto”.
Estabeleça uma rotina, a criança deve perceber que é muito mais proveitoso estudar um pouco por dia do que deixar para estudar na última hora, na véspera de uma prova.
Quando os pais não acompanham e valorizam o aprendizado, colocam a escola em xeque. Se os pais não se importam com o que a criança aprende, eles desvalorizam a escola.




Bibliografia
CARVALHO, M. E. P. & BURITY, M. H. Dever de casa: visões de mães e professoras.
XXVIII Reunião Anual da Anped, Caxambu/MG, out. 2005. Disponível na Internet:
< http://www.anped.org.br/28/textos/gt14/gt141575int.rtf > acesso: [24/05/2008]
FACCIO, Liane & GUIMARÃES, Arthur. Viva a lição de casa.Revista Nova Escola. Ano XVII nº 162 . São Paulo: Edit. Abril, maio de 2003.
PELLEGRINI, Denise. Oba, lição de casa! Revista Nova Escola. São Paulo: Editora Abril, maio de 1999.
PINTO, Deca.4 tarefas do professor. Revista Nova Escola. Ano XXIII nº 210. São Paulo: Editora Abril, março de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.