Bem vindos!!!

domingo, 6 de novembro de 2011

Brincando para aprender...


ATIVIDADE 1 – Tabuleiro gramatical e ortográfico

Objetivo: Fixar conteúdo gramatical e ortográfico, regras, trabalhar em grupo, verbalização, rapidez e coordenação motora.
Desenvolvimento: Orientador organiza os alunos sentam em círculo no chão, coloca-se o tabuleiro ao centro, cada criança escolhe uma cor de ficha e joga o dado. O número mais alto inicia o jogo.
O primeiro jogador escolhe no tabuleiro o que vai falar, “nome de pessoa, fruta, profissão...” em seguida roda a roleta para vê em que letra vai parar o ponteiro. Vira-se a ampulheta para que administre o tempo que o aluno tem para falar o que escolheu com a letra que sorteou na roleta.
            O aluno fala no “nome de fruta com /b/ BANANA” desta palavra o professor pode perguntar ao grupo classificação da palavra, como por exemplo: Com os menores, quantidade de letras, separação de sílaba, identificação de consoante e vogal classificação quanto à tonicidade, números de sílabas, gênero do substantivo.

Material utilizado: Tabuleiro criado pelo professor com uma roleta com o alfabeto e fichas coloridas.
ATIVIDADE 2 – Descoberta matemática       
Objetivo: Fixar ou introduzir o conteúdo de milhar, centena, dezena, unidade, concentração, percepção, atenção, trabalho em equipe.

Desenvolvimento: O orientador organiza os alunos em círculo, coloca os cartões com as perguntas ao centro, o orientador escolhe as fichas com números que vai colocar dentro das caixinhas com M,C,D,U. Ele forma um número que os alunos precisam descobrir. O primeiro participante retira uma carta e faz a pergunta ao orientador, “É um número par ou ímpar?” o orientador observa o número que criou e responde a pergunta. Em seguida passa a vez para o colega ao lado que retira outra carta e pergunta para o orientador. O ideal é que o orientador estipule a quantidade de rodada para que os participantes possam dizer qual é o número que está formado nas caixinhas.

Material utilizado: Caixinhas de fósforo com as letras M,C,D,U de milhar, centena, dezena e unidade, fichas com números de 0 ao 9 e cartas com perguntas matemáticas.

OBS.: Dependendo do ano escolar pode acrescentar milhão, bilhão e etc, aumentando também as perguntas das cartas.
ATIVIDADE 3 – Pontuação animada
Objetivo: Fixar ou introduzir o conteúdo da gramática, concentração, percepção, atenção e leitura.

Desenvolvimento: Sentados a vontade no pátio ou em sala, a professora coloca a pontuação em cima de uma mesa ou cadeira, um aluno escolhido sorteia uma frase de dentro da caixa e faz a leitura. Em seguida o colega escolhido por ele pega o ponto que acha adequada à frase e levanta para que todos possam vê. Em seguida quem colocou o ponto faz a nova leitura da frase com a pontuação. O professor aproveita a leitura com pontuação para fazer os comentários sobre o conteúdo gramatical. Seguindo a brincadeira dando a vez para que todos possam participar.

Material utilizado:
Pontuação que está sendo trabalhada, feita em tamanho grande colada em material resistente, uma caixa de papelão média para colocar as frases escritas em tiras de papel ou cartolina.
OBS.: Dependendo do ano escolar pode acrescentar outro tipo de pontuação.


ATIVIDADE 4 – Fórum dos sinônimos e antônimos
Objetivo: Fixar o conteúdo gramatical, trabalhar o trabalho em grupo, atenção.

Desenvolvimento: A turma é dividida em 3 grupos: grupo 1 é responsável pelos sinônimos, grupo 2 é responsável pelos antônimos, grupo 3 será o réu. É colocada em uma caixa diversas palavras, o grupo 3 retira uma palavra e o grupo 1 pede que ele diga o sinônimo, o alguém do grupo três é escolhido para responder o antônimo da palavra que ele tirou. Alguém do grupo fica responsável por escrever a palavra seu sinônimo e antônimo num quadro feito de cartolina. O professor usa o quadro para trabalhar com eles depois em atividades do caderno.

Material utilizado: Fichas de cartolina com palavras diferentes, cartolina para o quadro, hidrocor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.