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domingo, 6 de novembro de 2011

PARA ENTENDER UM POUCO SOBRE DISLEXIA

Dislexia

Avaliação e Intervenção



Dislexia

• É atualmente aceite que o conceito designa uma dificuldade de distinção e memorização de letras ou grupos de letras e problemas de ordenação, ritmo e de estruturação das frases, afetando tanto leitura como escrita.



• Para a generalidade das crianças a leitura e escrita surgem de forma normal, mas não para estas.



• As crianças apresentam um nível de desenvolvimento normal nas outras áreas.

Dislexia

• Inicialmente associava-se o termo somente a perturbação neurológica provocada por traumatismo que afetava estruturas do cérebro (Dislexia Adquirida).



• Quando a perturbação não está relacionada com traumatismos, nível

intelectual, nível socioeconômico, ou métodos pedagógicos errados (Dislexia de Desenvolvimento).



Dislexia

• Dislexia de Desenvolvimento pode ser designada como: “Uma perturbação que se manifesta na dificuldade em aprender a ler, apesar do ensino ser convencional, a inteligência adequada e as oportunidades socioculturais suficientes. Deve-se a uma

incapacidade cognitiva fundamental, de origem constitucional.”



As crianças disléxicas não têm falta de capacidade, necessitam sim de

uma maior flexibilidade e estimulação.



Dislexia

• Definição Geral:

– A dislexia é uma desordem em nível de desenvolvimento da linguagem cuja principal característica consiste numa dificuldade permanente em processar informação de ordem fonológica.



– Esta dificuldade envolve codificar, recuperar e usar de memória códigos fonológicos e implica défices de consciência fonológica e de produção de discurso.



– Esta desordem está presente desde a nascença e persiste ao longo da vida, refletindo-se quer na leitura quer na escrita.

Dislexia

Aspectos chave na Definição:

– Define a desordem de acordo com as características específicas (codificação, recuperação e consciência fonológica) em vez de afirmar que se trata de uma deficiência ao nível da leitura;



– Ao especificar a natureza do processamento fonológico a definição exclui os indivíduos cujos problemas de leitura se devem a outros fatores (perda de audição, problemas visuais ou intelectuais);



– A definição não se estende a outros domínios de funcionamento cognitivo, como a compreensão ou o raciocínio.



Dislexia

Os erros mais comuns nos processos de leitura e escrita são:



• Confusão entre letras com formas idênticas. Assim podem aparecer erros nos seguintes conjuntos: p-q; d-b; p-d; q-b; m-w; n-u.



• Inversão de letras em palavras (escrita em espelho);



• Substituição de umas letras por outras (para além das enumeradas no nº1);



• Omissão de letras, pode afectar outras consoantes e até vogais;



Dislexia



• Omissão de palavras em ditados e cópias;



• Uniões e separações indevidas de palavras (ex. guar-dachuva);



• Vacilações (o leitor demora mais tempo que o habitual a ler);



• Adição de letra no final da palavra (ex. colhere)





O Processo de Leitura envolve:



- Percepção Visual, com identificação de grafemas (representação gráfica dos sons);



- Análise desses grafemas através do reconhecimento de símbolos;



- Descodificação de grafemas em fonemas (sons que constituem as palavras);

- Consciência Fonológica;



- Transformação em algo com sentido do que é lido.



Consciência Fonológica



• Habilidade de tomada de consciência das características formais da linguagem. Esta habilidade compreende dois níveis:



1. A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase/ palavras/ fonemas/ sílabas/ letras.



2. A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas.



Consciência Fonológica



- Tem sido identificado como a função mais afetada na dislexia, e pode ser identificada desde cedo em crianças que:

- Não conseguem identificar rimas;

- Não conseguem identificar o som inicial das palavras;

- Não conseguem identificar o som final das palavras;

- Juntar ou retirar sons a palavras;



Descodificação de Símbolos envolve:

A leitura é uma forma altamente complexa de descodificação de símbolos, é um processo que envolve:

- Atenção;

- Memória;

(Memória de Trabalho)

- Imagem mental

(imaginar o que está a ser lido)



Rotas de Aquisição da Leitura Rota “Fonológica”- anteriormente designada de Ortográfica



– Consiste em discriminar os sons correspondentes de cada um dos grafemas. Assim podemos ler palavras pouco frequentes, desconhecidas e pseudopalavras;



– Esta é assim a rota que nos abre a perspectiva de lermos tudo o que se apresente escrito nos nossos caracteres.



Rotas de Aquisição da Leitura Rota “Léxical”- visual



– É caracterizada por nos fazer chegar as palavras no seu todo, sem a necessária decomposição nas suas partes constituintes;



– Faz uso de conhecimentos específicos da pronuncia das palavras e permite ler corretamente palavras de excepção (exemplo e muito);



– É uma via mais rápida que a anterior, é uma base de dados que possuímos e à qual recorremos para acelerar o processo de leitura.



Enquanto leitores hábeis utilizam as duas rotas de

forma automática mantendo o sentido do que

estamos a ler.





Principais Défices Cognitivos

1- Défices Perceptivos

– Problemas perceptivos quando existem estímulos verbais.

• Ex. No desenho de memória de figuras que lhes eram apresentadas visualmente os sujeitos com dificuldade na leitura apresentavam problemas quando estavam associados itens verbais aos estímulos a recordar.



2- Défices de Memória

– Não conseguem memorizar com tanta facilidade e consequentemente recorrer à informação guardada quando se trata de novas palavras.



3- Défices Fonológico

– Compreensão de leitura deficiente, quando lêem recordam-se essencialmente as cadeias de palavras letra-a-letra não conseguindo lembrar-se dos termos exatos nem dos seus significados;



– Vocabulário reduzido, menor fluidez nas descrições verbais e uma elaboração sintática (formação de frases) menos complexa.



Os disléxicos não têm dificuldades no processamento verbal geral, uma vez que são capazes de utilizar e compreender a linguagem.

O seu problema reside na codificação fonológica dado que fracassam em tarefas de soletração, leitura e escrita.

O problema emerge pois no momento em que têm de transformar letras ou palavras num código.



Escolares

• Disciplinas onde surgem problemas específicos:

– História- Problemas em captar as sequências cronológicas;

– Línguas;

– Geografia- Dificuldade no estabelecimento de coordenadas;

• Características da Leitura:

– Lenta, sem ritmo;

– Leitura parcial de palavras;

– Perda de linha que está a ser lida;

– Confusão quanto à ordem das letras (ex. Sacar em vez de Sacra);

– Mistura de sons.



Problemas no Quotidiano



• As crianças podem apresentar dificuldade:

– Diferenciarem esquerda de direita;

– Problemas de orientação (decorrentes do acima mencionado);

• Estas dificuldades são decorrentes de disfunções neurológicas leves de que são exemplos de problemas ligeiros de coordenação e de maturação que se manifestam:

– Atrasos da marcha;

– Atrasos de linguagem;

– Percepção visual;

– Percepção auditiva;

– Memória.



Guia Geral de Sinais de Dislexia



Haverá Sempre:

– Dificuldades com a interpretação da linguagem escrita;

– Dificuldades em escrever;

– Problemas sérios com a ortografia;

– Lentidão na aprendizagem da leitura.



Haverá Muitas Vezes:

– Dificuldades com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e padrões como a tabuada;

– Problemas com a memória a curto prazo e organização;

– Dificuldade em seguir indicações de trajetos espaciais e em executar sequências de tarefas complexas;



Haverá por Vezes:

– Dificuldades com a linguagem falada;

– Problemas na apreciação das distâncias e com a percepção do espaço;

– Confusão entre esquerda e direita esquerda e direita.



(PsiFala)

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