Dislexia
Avaliação e Intervenção
Dislexia
• É atualmente aceite que o conceito designa uma dificuldade de distinção e memorização de letras ou grupos de letras e problemas de ordenação, ritmo e de estruturação das frases, afetando tanto leitura como escrita.
• Para a generalidade das crianças a leitura e escrita surgem de forma normal, mas não para estas.
• As crianças apresentam um nível de desenvolvimento normal nas outras áreas.
Dislexia
• Inicialmente associava-se o termo somente a perturbação neurológica provocada por traumatismo que afetava estruturas do cérebro (Dislexia Adquirida).
• Quando a perturbação não está relacionada com traumatismos, nível
intelectual, nível socioeconômico, ou métodos pedagógicos errados (Dislexia de Desenvolvimento).
Dislexia
• Dislexia de Desenvolvimento pode ser designada como: “Uma perturbação que se manifesta na dificuldade em aprender a ler, apesar do ensino ser convencional, a inteligência adequada e as oportunidades socioculturais suficientes. Deve-se a uma
incapacidade cognitiva fundamental, de origem constitucional.”
As crianças disléxicas não têm falta de capacidade, necessitam sim de
uma maior flexibilidade e estimulação.
Dislexia
• Definição Geral:
– A dislexia é uma desordem em nível de desenvolvimento da linguagem cuja principal característica consiste numa dificuldade permanente em processar informação de ordem fonológica.
– Esta dificuldade envolve codificar, recuperar e usar de memória códigos fonológicos e implica défices de consciência fonológica e de produção de discurso.
– Esta desordem está presente desde a nascença e persiste ao longo da vida, refletindo-se quer na leitura quer na escrita.
Dislexia
Aspectos chave na Definição:
– Define a desordem de acordo com as características específicas (codificação, recuperação e consciência fonológica) em vez de afirmar que se trata de uma deficiência ao nível da leitura;
– Ao especificar a natureza do processamento fonológico a definição exclui os indivíduos cujos problemas de leitura se devem a outros fatores (perda de audição, problemas visuais ou intelectuais);
– A definição não se estende a outros domínios de funcionamento cognitivo, como a compreensão ou o raciocínio.
Dislexia
Os erros mais comuns nos processos de leitura e escrita são:
• Confusão entre letras com formas idênticas. Assim podem aparecer erros nos seguintes conjuntos: p-q; d-b; p-d; q-b; m-w; n-u.
• Inversão de letras em palavras (escrita em espelho);
• Substituição de umas letras por outras (para além das enumeradas no nº1);
• Omissão de letras, pode afectar outras consoantes e até vogais;
Dislexia
• Omissão de palavras em ditados e cópias;
• Uniões e separações indevidas de palavras (ex. guar-dachuva);
• Vacilações (o leitor demora mais tempo que o habitual a ler);
• Adição de letra no final da palavra (ex. colhere)
O Processo de Leitura envolve:
- Percepção Visual, com identificação de grafemas (representação gráfica dos sons);
- Análise desses grafemas através do reconhecimento de símbolos;
- Descodificação de grafemas em fonemas (sons que constituem as palavras);
- Consciência Fonológica;
- Transformação em algo com sentido do que é lido.
Consciência Fonológica
• Habilidade de tomada de consciência das características formais da linguagem. Esta habilidade compreende dois níveis:
1. A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase/ palavras/ fonemas/ sílabas/ letras.
2. A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas.
Consciência Fonológica
- Tem sido identificado como a função mais afetada na dislexia, e pode ser identificada desde cedo em crianças que:
- Não conseguem identificar rimas;
- Não conseguem identificar o som inicial das palavras;
- Não conseguem identificar o som final das palavras;
- Juntar ou retirar sons a palavras;
Descodificação de Símbolos envolve:
A leitura é uma forma altamente complexa de descodificação de símbolos, é um processo que envolve:
- Atenção;
- Memória;
(Memória de Trabalho)
- Imagem mental
(imaginar o que está a ser lido)
Rotas de Aquisição da Leitura Rota “Fonológica”- anteriormente designada de Ortográfica
– Consiste em discriminar os sons correspondentes de cada um dos grafemas. Assim podemos ler palavras pouco frequentes, desconhecidas e pseudopalavras;
– Esta é assim a rota que nos abre a perspectiva de lermos tudo o que se apresente escrito nos nossos caracteres.
Rotas de Aquisição da Leitura Rota “Léxical”- visual
– É caracterizada por nos fazer chegar as palavras no seu todo, sem a necessária decomposição nas suas partes constituintes;
– Faz uso de conhecimentos específicos da pronuncia das palavras e permite ler corretamente palavras de excepção (exemplo e muito);
– É uma via mais rápida que a anterior, é uma base de dados que possuímos e à qual recorremos para acelerar o processo de leitura.
Enquanto leitores hábeis utilizam as duas rotas de
forma automática mantendo o sentido do que
estamos a ler.
Principais Défices Cognitivos
1- Défices Perceptivos
– Problemas perceptivos quando existem estímulos verbais.
• Ex. No desenho de memória de figuras que lhes eram apresentadas visualmente os sujeitos com dificuldade na leitura apresentavam problemas quando estavam associados itens verbais aos estímulos a recordar.
2- Défices de Memória
– Não conseguem memorizar com tanta facilidade e consequentemente recorrer à informação guardada quando se trata de novas palavras.
3- Défices Fonológico
– Compreensão de leitura deficiente, quando lêem recordam-se essencialmente as cadeias de palavras letra-a-letra não conseguindo lembrar-se dos termos exatos nem dos seus significados;
– Vocabulário reduzido, menor fluidez nas descrições verbais e uma elaboração sintática (formação de frases) menos complexa.
Os disléxicos não têm dificuldades no processamento verbal geral, uma vez que são capazes de utilizar e compreender a linguagem.
O seu problema reside na codificação fonológica dado que fracassam em tarefas de soletração, leitura e escrita.
O problema emerge pois no momento em que têm de transformar letras ou palavras num código.
Escolares
• Disciplinas onde surgem problemas específicos:
– História- Problemas em captar as sequências cronológicas;
– Línguas;
– Geografia- Dificuldade no estabelecimento de coordenadas;
• Características da Leitura:
– Lenta, sem ritmo;
– Leitura parcial de palavras;
– Perda de linha que está a ser lida;
– Confusão quanto à ordem das letras (ex. Sacar em vez de Sacra);
– Mistura de sons.
Problemas no Quotidiano
• As crianças podem apresentar dificuldade:
– Diferenciarem esquerda de direita;
– Problemas de orientação (decorrentes do acima mencionado);
• Estas dificuldades são decorrentes de disfunções neurológicas leves de que são exemplos de problemas ligeiros de coordenação e de maturação que se manifestam:
– Atrasos da marcha;
– Atrasos de linguagem;
– Percepção visual;
– Percepção auditiva;
– Memória.
Guia Geral de Sinais de Dislexia
• Haverá Sempre:
– Dificuldades com a interpretação da linguagem escrita;
– Dificuldades em escrever;
– Problemas sérios com a ortografia;
– Lentidão na aprendizagem da leitura.
• Haverá Muitas Vezes:
– Dificuldades com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e padrões como a tabuada;
– Problemas com a memória a curto prazo e organização;
– Dificuldade em seguir indicações de trajetos espaciais e em executar sequências de tarefas complexas;
• Haverá por Vezes:
– Dificuldades com a linguagem falada;
– Problemas na apreciação das distâncias e com a percepção do espaço;
– Confusão entre esquerda e direita esquerda e direita.
(PsiFala)
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