Bem vindos!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ética também deveria ser ensinada na escola
Manoel Messias Santos Sobrinho


Na edição do Enem 2011, com a repetição dos problemas de vazamento de provas, chama a atenção o comportamento inadequado de alguns profissionais da educação.

Esperamos que as investigações prometidas pelo Ministério Público e pelo Inep, órgão que gerencia o Enem, realmente encontrem os culpados por mais esse episódio. Ele prejudica a credibilidade do governo federal em realizar o exame de maneira justa, afetando milhões de estudantes participantes. Cabe então perguntar: que comportamento devemos esperar dos professores que preparam esses jovens no ensino médio?

E a ética? Confirmando-se a informação de que professores do colégio Christus, de Fortaleza (CE), utilizaram os pré-testes aplicados pelo Inep na escola para a "elaboração" de simulados, vê-se que esses profissionais podem ensinar tudo, menos ética. E aqui não falo do conceito de ética, nem de uma discussão filosófica sobre o que ela representa para a humanidade, mas da ética prática, de dar o bom exemplo sobre como devemos nos comportar frente ao outro e frente aos direitos que ele tem, inclusive o de fazer uma prova em igualdade de condições.

Uma revista trouxe a informação de que há uma acirrada disputa entre os colégios e os cursinhos preparatórios para vestibular em Fortaleza. Isso dá margem a pensar que, para alguns professores, vale tudo a fim de conseguir os melhores resultados para suas escolas. Realmente, a escola é o espelho da sociedade em que vivemos.

MANOEL MESSIAS SANTOS SOBRINHO
Mestre em educação tecnológica

Fonte: Jornal "O Tempo" - Dia 01/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.